BLOG / PAIS DEVEM FICAR ATENTOS AOS HÁBITOS DE HIDRATAÇÃO DAS CRIANÇAS
Pais devem ficar atentos aos hábitos de hidratação das crianças

Pais devem ficar atentos aos hábitos de hidratação das crianças

2022-05-09

(via ass. de imprensa)

 “Tomar água é um hábito e deve ser ensinado desde cedo”. A afirmação é da nutricionista pediátrica Dagmarcia Neuza David, credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica. De acordo com ela, quando questionada pelos pais sobre hidratação, costuma responder que assim como se toma banho todos os dias, a água deve ser consumida com frequência.

O ideal é criar o hábito de beber água sem esperar a sede chegar. A sede é um sinal tardio de que o corpo já está menos abastecido de líquido do que deveria, isto é, já está no início do processo de desidratação. Os pais devem ficar atentos com as crianças menores, pois estas acabam esquecendo de tomar água, principalmente quando a brincadeira está boa. A dica é manter por perto uma garrafinha com água, levar aos passeios ou onde for passar mais tempo fora e avisar que a água está ali por perto sempre que a criança quiser consumir”, explicou.

Vale lembrar que adultos e crianças possuem necessidades diferentes de consumo e o recomendado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) deve ser calculado de acordo com o peso da criança: 50 a 60 ml por quilo de peso/dia. Mas a quantidade de água está relacionada também à idade: dos 7 aos 12 meses, em média, 800 mililitros/ dia, de 1 ano, até os 3 anos de idade, 1.300 ml,  dos 3 aos 8 anos, 1.700 ml entre os 09 e os 13 anos, as meninas devem consumir 2,1 litros e meninos 2,4 litros

Um alerta que precisa sempre ser reforçado, é que a água é o principal meio de hidratação e o mais recomendado. “A maneira mais simples de manter a criança hidratada é oferecendo água. Nenhum outro líquido substitui o seu poder de hidratação. Caso for ofertar sucos o ideal é que sejam preparados com água e é importante evitar a todo custo os sucos industrializados, como os em caixinha, saquinho, potinho, em garrafa e outras formas”, ressaltou Dagmarcia.

Além da quantidade, a qualidade da água é fundamental, de acordo com a nutricionista. “A água que chega pelas torneiras é uma água potável, tratada em redes de tratamento e abastecimento e o principal benefício da água de torneira é que ela contém níveis ideais de flúor. O que é preciso cuidar é da limpeza e higienização, da caixa d’água por exemplo, além disso, quando oferecer água mineral, estar atento a quantidade de minerais e sódio presentes no produto. Já as águas minerais com gás, assim como todas as bebidas gaseificadas, são contraindicadas para crianças”, destacou.

 

Como analisar o rótulo das águas minerais

O Paraná possui uma das maiores envasadoras de água mineral do país e é referência em qualidade. Segundo Marcelo Marques, CEO da Águas Ouro Fino, A pureza e a qualidade são garantidas por mais de 6 milhões de m² de preservação ambiental. “As Águas Ouro Fino possuem fontes próprias e extremo cuidado com o entorno pois preservamos um cinturão verde de pura natureza, o que ajuda a proteger e garante a qualidade do produto envasado. A água é mineral natural de pH alcalino, pura, leve e com baixíssimo teor de sódio, tendo em sua composição íons, minerais como magnésio, cálcio, sódio e potássio. Esta mistura de elementos promove inúmeros benefícios, como o fortalecimento de ossos e músculos, a proteção do sistema neurológico, o brilho e a nutrição dos cabelos”, destaca ele.

Embora existam no mercado também as opções que são comercializadas após sofrer um processo artificial de mineralização, onde recebem minérios dissolvidos e outras espécies químicas em seu preparo, o mais indicado é buscar marcas que tenham uma fonte natural dos minerais, como é o caso da Ouro Fino.

Dagmarcia alerta que é preciso cuidar com a quantidade da água ingerida. “Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue. Pode-se observar a cor de sua urina que é um ótimo indício do consumo correto ou não de água, se estiver amarelo forte ou alaranjada, deve estar concentrada, pode ser falta de água, então o indicado é aumentar o consumo”, finalizou.

 

 

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

 

Sobre a Ouro Fino

A água mineral natural Ouro Fino é envasada e distribuída desde 1898. Com mais de 120 anos, a empresa está localizada em Campo Largo, no Paraná, e consagrou-se como uma das maiores companhias de água mineral natural do Brasil. A pureza e a qualidade das suas águas minerais, são garantidas por mais de 6 milhões de m² de preservação ambiental. É um verdadeiro cinturão verde preservado aqui no sul do país.

A empresa é dedicada à hidratação saudável e qualidade de vida, investe em tecnologia e gestão, conta com mais de 250 colaboradores, nove linhas de envase e com um cinturão verde capaz de retornar a fonte de água quatro vezes mais água do que é utilizado em sua produção. Além disso, a empresa mantém a Estância Hidromineral Ouro Fino, um local encantador que permite a todos os visitantes contato direto com a natureza.

 

Photo by Piotr Chrobot on Unsplash

The Kid's List usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.