(via ass. de imprensa)
Há quem diga que a maior responsabilidade que alguém pode receber é criar uma criança. Sentimento que acaba sendo bem maior para as mulheres. A verdade é que não existe manual de instruções para a maternidade e cada nascimento é único, mas sempre há um livro capaz de ajudar ou dividir experiências entre todos os tipos de mães.
Com o objetivo de ajudá-las a encarar uma maternidade real, sem intervenções e sem culpa, o Skeelo, maior aplicativo de ebook no país, selecionou 6 títulos que mostram diferentes pontos sobre a maternidade e a força feminina. Unindo histórias reais e fictícias, os livros trazem ensinamentos de mãe para mãe, não romantizando as vivências, abordando belezas e frustrações. Confira a lista completa.
1 - Mãe fora da caixa - Thaís Vilarinho (Editora Buzz)
A obra de desenvolvimento pessoal, disponível em ebook e audiobook, retrata não só apenas vivências maternas, mas abraça as mães. O enredo proporciona às leitoras um sentimento de representatividade e acolhimento, nos desafios e doçuras da maternidade, auxiliando na forma como lidar com pré-conceitos e vivendo a maternidade de forma leve.
2 - Sou a mãe dela - Adriana Araújo (Editora Globo)
Em um relato emocionante, a autora conta sua história com Giovanna, sua filha nascida com uma síndrome ortopédica rara e grave. Perguntas como "mãe, eu sou deficiente?" e "mãe, se eu rezar muito, Deus vai fazer nascer dedos na minha mão?" eram algumas das quais Adriana escutava da filha. O livro retrata não só apenas as dificuldades entre consultórios médicos e internações, mas principalmente a inclusão social. Nesta obra, a jornalista narra de forma forte e comovente culpas, dores, fraquezas, medos e, ao mesmo tempo, fala do caminho que ela e a filha encontraram para seguir sem vitimização.
3 - Materneasy: o guia para a maternidade mais fácil - Fernanda Magalhães e Danielle Mattioly ( Editora Citadel)
Perfeito para as mamães de primeira viagem, a obra oferece um passo a passo sobre as primeiras necessidades de um bebê, permeando discussões e decisões desde o teste positivo até o primeiro ano completo. Um material essencial para antecipar os possíveis problemas, saber tudo sobre as necessidades do bebê e evitar a ansiedade dos primeiros meses de vida dele.
4- As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta (Editora Dublinense)
A obra de ficção conta a história de Nnu Ego, filha de um grande líder africano, que é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vidas precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Realçando a força da mulher e a luta pela integridade da família, o enredo traz reflexões sobre os desafios da rotina de cada mãe.
5 - Mãe recém-nascida - Thaís Vilarinho (Editora Buzz)
Quando nasce uma criança, nasce também uma nova mãe. Este livro volta os olhares para as mães, com um enredo que proporciona conforto e direção para que se conectem com seus instintos e se reconheçam na sua identidade. Essa “conversa entre amigas” oferece puxões de orelhas e abraços com muita sinceridade.
6- A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas - Maria José Silveira (Editora Globo)
Uma nova edição do livro que virou sensação na Europa e nos EUA, reconta de forma feminina e nada usual a história do Brasil, compondo um retrato fiel por meio dos pequenos detalhes de sua sociedade. O enredo conta a trajetória de mais de 20 mulheres se desenrolando por mais quinhentos anos, até chegar na última descendente, nascida no século XXI.
Photo by Chris Lawton on Unsplash