BLOG / 28 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR
28 de maio: Dia internacional do brincar

28 de maio: Dia internacional do brincar

2022-05-24

(via ass. de imprensa)

Brincar estimula a criatividade e autonomia das crianças; em contato com seus pares, elas aprendem noções essenciais de convivência; além disso, as brincadeiras ajudam no desenvolvimento integral infantil  nas dimensões física, social, cultural, cognitiva, afetiva e emocional; e o brincar estimula outras habilidades fundamentais como a motricidade. Esses são os benefícios destacados por Sandra Castro e Fernanda Batista dos Santos – respectivamente diretora editorial e coordenadora editorial da Geekie – para o Dia Internacional do Brincar. Celebrada em 28 de maio, a data foi criada para trazer visibilidade para a importância de um dos direitos infantis.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse direito infantil está ao lado de outros que contemplam a aprendizagem: conviver, participar, explorar, comunicar e conhecer-se. Segundo Sandra Castro, “os primeiros anos da criança são os mais preciosos, porque é na primeira infância que se formam, com mais celeridade e consistência, as sinapses cerebrais que possibilitam o desenvolvimento das capacidades, das habilidades e do potencial intelectual e social do indivíduo”, afirma.

“É neste contexto que entra a importância das brincadeiras. Por meio delas, as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses, entre outros. Como sociedade, temos que criar espaços para o brincar infantil; temos que garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar. Um ponto destacado pela BNCC é que quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional, melhor será o desenvolvimento da criança”, complementa Fernanda Batista dos Santos.

Dia Internacional do Brincar

Celebrado em 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999 pela associação nacional de brinquedotecas International Toy Library Association (ITLA) com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, mais de 40 países a celebram. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os especialistas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. Ainda segundo a BNCC, é direito de todas as crianças “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”. Fonte: Ministério da Educação.

SOBRE A GEEKIE |Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a Geekie alcançou mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. 

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como Arco Educação, família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.

 

Photo by Allen Taylor on Unsplash

PRODUTOS

The Kid's List usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.