#viajacuradora > Bali com filhos!

Já pensou em ir pra Bali com crianças? Ilha entre as mais de 17 mil ilhas da Indonésia, Bali tem belas paisagens naturais, povo acolhedor, cultura riquíssima, gastronomia variada e ondas dos sonhos de surfistas do mundo todo.

A começar pela religião (Bali é um país muçulmano), tudo por lá é muito diferente daqui – o que atrai turistas de todos os locais, todos os estilos, todas as idades. Os trajes típicos, os templos, os cortejos, as festas típicas, os macaquinhos, o sorriso de um povo encantador, as flores – tão lindas, a arquitetura e as belezas naturais fazem deste um destino incrível para abrir os horizontes e curtir com crianças.

A primeira dica #thekidslist é alugar uma Villa em uma das inúmeras regiões da ilha (pausa para o merchand autoral? procure a @tailormadestay para te ajudar com a locação de casas). Além de toda comodidade dos resorts, como piscina, funcionários e serviço de cozinha, assim fica mais fácil manter a rotina da família – horários de alimentação e, principalmente, o que comer, sonecas no meio da tarde, por exemplo – e com mais conforto e privacidade.

UBUD

Tudo o que você sempre pensou sobre Bali, está no centro cultural, espiritual e artesanal UBUD. Além de hospedagens de tirar o fôlego – é lá que se encontram a maioria dos templos e plantações de arroz, como o arrozal de Tagallalang que faz a sua imensidão encantar dos pequenos aos grandes turistas. É a dica perfeita para começar a conhecer a ilha: nos arredores, você encontra templos que arrepiam a alma por sua espiritualidade e beleza, centenas de lojas e oficinas de artesanatos.

Tegalalang e Jatiluwih Rice Fields, os mais famosos terraços de arroz, estão a cerca de 30 minutos de UBUD. Dá pra ir de carro ou scotters – são muitas subidas, descidas e um trânsito caótico o que garantem uma ‘aventura’ a mais dependendo da idade do pequeno viajante.

Difícil listar um ou dois templos apenas, por isso a dica #thelistkids é contratar um motorista, guia local e organizar um roteiro que inclua, pelo menos, três por dia. Até chegar no primeiro, o percurso pode chegar a durar uma hora num curto trecho feito num trânsito caótico, mas os próximos são próximos uns dos outros. O passeio pode ser combinado com uma parada para almoço, normalmente dentro de um arrozal local e alguma feirinha de artesanato onde sempre é possível achar algum um mimo para os pequenos se manterem distraídos.

Numa relação dos templos nestes arredores, em ordem de especialidade, porém todos imperdíveis, listamos: TAMAN AYUN, PURA TIRTA EMPUL, GOA GAJAH, e os erguidos sobre o mar, ULUN DANUN BERATAN e TANAH LOT.

A gastronomia local, além de maravilhosa, não afeta os pequenos, que podem escolher facilmente por qualquer tipo de culinária andando a pé pelas ruas cheias de opções. Pela sua localização central e beleza exorbitante, a dica #thelistkids é guardar um dia para andar pelas inúmeras lojas da região, fazer uma massagem nos pés (mães e filhos) e almoçar no Lotus Café, que mais parece um templo do que um restaurante.

 

ULUWATU

A ilha de Bali é tão grande que vale dividir a viagem em duas e mudar de hospedagem para conhecer outra região. Ficar 40 minutos para ir de um lugar ao outro, em pouco tempo se percebe que não é nada. Por isso, carregue as mochilas de petiscos, água e atrativos como adesivos, massinha e outros brinquedinhos fáceis de carregar.

Completamente em sentido oposto a UBUD, ULUWATU possui diversas outras atrações e tentar sair de um lugar para passar o dia em outro é quase inviável. É por aqui que se encontram as praias mais bonitas, porém a maioria com muita onda, o que requer um cuidado extra com as crianças.

Perto dali, atrás de um descanso ou um happy hour ao por do sol, em água tranquilas, restaurantes e lojas mais sofisticadas, e várias opções de beach clubs, estão as praia de Seminyak, a mais cool e Jimbaram, aonde um jantar sentado na areia da praia regado de lagosta e todos os demais frutos do mar que desejar serão escolhido ainda vivo.

Ficando deste lado, outra dica #thelistkids é agendar uma ida às plantações do café Kopi Luwak, produzido a partir das fezes de morcegos e considerado um dos café mais caros do mundo. Enquanto você achar estranho, as crianças vão se supreender!

Considerado um dos “seis santuários do mundo” pelos hindus, o Pura Luhur Uluwatu, ou Templo de Uluwatu, foi construído à beira de uma falésia rochosa que se projeta sobre o mar tornando a paisagem um passeio imperdível por si só. À luz do pôr do sol ocorre o espetáculo de Kencak e Fire Dance com uma caracterização forte e marcante. Mas o que garante mesmo a diversão das crianças é a comunidade de macacos que roubam de chapéus e óculos até sandálias mal apertadas. Cuidado com os pertences 😉

CANGGU

É o point do momento dos surfista e onde estaríamos novamente não fosse essa COVID maldit… Os comentários com propriedade ficarão para a p´roxima viagem, mas já fica este nome indicado, caso a sua sorte seja de ir antes que eu rsss

SEMINYAK

É onde estão muitos hotéis legais, vários bares, restaurantes, cafés e lojinhas incríveis. É ali que você encontra lojas e boutiques sem ter barraquinhas intercalando. Super cool, mais sofisticado e com o mar bem calminho, totalmente diferente dos lugares que comentei acima! Não nos hospedamos por ali, mas sempre é passeio obrigatório andar a pé pelas ruazinhas de comércio e conferir o agito de beach club ou restaurante à beira mar!

AVIÃO

É longe pacas, isso é um fato! Mas não deixe isso te dar preguiça a ponto de não encarar ir tão longe com os pequenos! Pode ser surpreendente e muito menos cansativo do que se imagina! Eu sempre levo muuuitas coisas na mochila para o avião: massinha, livros, brinquedinhos e lanchinhos.

O Gael já tinha um ano e meio e a Maya três e meio. Na semana de ir, decidi que o Gael ficaria com as avós e só ela iria.

Sou suuuuper a favor de viajar sem filhos também, mas mais duas amigas também levariam as filhas e acho que com mais crianças a viagem muda completamente. A programação se molda de forma conjunta, tudo facilita.

A decisão foi perfeita e a viagem incrível!

 

 

 


Posts relacionados

INSTAGRAM
NOS SIGA PRA MAIS EXPERIÊNCIAS